domingo, 26 de abril de 2009

Equipe do Projeto - Parte 2

Depois da enxurrada de Parcerias (ta, três parcerias são pouco ainda, mas a qualidade é o que importa), voltamos com a programação normal. O post de hoje falará mais um pouco sobre as equipes, tratando aqui de formas de como organizar, ferramentas de auxílio e de organização.

Lembrem apenas de fazerem as devidas adaptações para suas equipes e para seus projetos. 


Fazendo deste post um walkthrough, vou lhes apresentando a minha visão de como trabalhar em equipes.


Eis que surge o game design!


Por traz de todo jogo existe uma mente brilhante. Isso é fato. A este cara chamamos de Game Design. Ele é o responsável por todas as tomadas de decisão estratégicas. Em termos, esse será o diretor, que mandará. 


Pois bem, um game, o desenvolvimento de um pelo menos, nasce quando uma pessoa tem uma idéia e deseja a por em prática. A primeira coisa que essa pessoa deve fazer é limitar o objetivo e o escopo do projeto. 


Após escrever o objetivo e o escopo, começa então a pensar na equipe do projeto. Para isso, com base no que foi definido no escopo e no objetivo e com o conhecimento das pessoas capacitadas e disponíveis, monta-se os Alicerces da equipe. É necessário escolher alguém para ser a referencia de cada área do projeto. Eu cito sempre quatro áreas principais: Roteiro, Programação, Gráfico e Sonorização. Com essas pessoas escolhidas, tem inicio a visualizarão do projeto.


Nesta etapa, todos os envolvidos, usam de uma ferramenta chamada Brainstorm, ou como dizia um professor picareta que tive, “toró de parpite”. Em uma reunião, todas as idéias desse projeto são lançadas, nenhuma é descartada, nenhuma é aceita. Anotam-se todas essas idéias, e faz-se então o levantamento do que vai e do que não vai ter no projeto. O Escopo então é finalizado.
É importante ressaltar que o escopo é onde vai ter todo o projeto visualizado, porém, sem ainda os aprofundamentos necessários. Logo após então, começa a parte de Elaboração de Requisitos.

Nesta faze do projeto, a equipe define com exatidão o que cada área vai ter em definitivo e que é fundamentalmente necessário. Claro, nunca percam de vista a objetividade e a clareza:


Errado:
“A BATALIA VAI CER DOIS CONTRA UM CONTRA OUTRO, DANDO PORRADA E COM MAGIAS, TUDO EM TEMPO REAL, COM OS BOTÕES E TALZ.”


Correto:
A batalha terá como estilo uma visão 2D Lateral, onde apenas um herói será utilizado contra um inimigo por vez. A batalha será em tempo real, utilizando dos botões A S D Z X C e direcionais, que com a combinação de teclas, será possível usar magias e trocar personagens. Como exemplo mais próximo, Marvel VS Capcom.


Muito mais claro de entender não é? Objetividade em qualquer item, sempre! 


Tendo isso pronto, documentado, fica muito mais fácil seguir em frente com o projeto. Para isso é importante um ambiente comum e um documento que sirva de guia. Como eu sou extremamente bondoso (ou não), vou deixar pra vocês a primeira parte da documentação e um ambiente para ser usado.


Para ambiente, sugiro o Google Docs. É possível deixar documentos expostos, planilhas e documentos de texto. Isso é fundamental para o desenrolar do projeto.


E em anexo a primeira parte da documentação.

Próximo post, um pouco mais sobre trabalho em equipe.

Até!

Anexo:  Modelo Word - Primeira Parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário