sexta-feira, 24 de abril de 2009

Equipe do Projeto - Parte 1

Primeiro me permitam me desculpar pelo hiato de postagens, andei com muita coisa tensa por ai. Vamos voltando à programação normal e voltando já com um assunto polêmico e ao mesmo tempo simples de resolver na teoria. Já que na pratica as coisas são um pouco mais complicadas.

A idéia inicial quando se trabalha em um projeto, é ter uma equipe composta por pessoas responsáveis e capacitada para determinar funções. Pensando num projeto de games amadores, é de se pensar que uma equipe não é necessária, levando em consideração a abrangência desse tipo de game. Mas é aí justamente que entra o maior erro de todos. Dificilmente alguém entende das quatro vertentes básicas no desenvolvimento de games. Em geral só se é especializado em uma delas. Com o passar do tempo, obviamente essa defasagem vai se evidenciando, desanimando assim seus desenvolvedores. Aí o projeto que era lindo, morre.

Costumo dizer que a cada 50 projetos apenas um chega a ser lançado de forma final. E em geral, esse é um game feito por uma pessoa, ou uma equipe pequena composta de no Maximo três pessoas. Jogos em equipes com mais de três pessoas geralmente falham. Mas quais os motivos que levam a isso?

A primeira vista, se deve deixar bem claro qual é a função de cada um dentro de uma equipe. Deve ficar claro para todos os membros a sua posição dentro do projeto e também que existe uma hierarquia. Sim, a parte polêmica da coisa, a hierarquia.
A hierarquia deve existir dentro de uma equipe. Ela deve ser composta, não apenas por um "chefe", mas sim por toda uma rede de gerencia. Pensando numa equipe de jogos, que segue quase sempre algo que vai sendo feito pelas coxas, parece inviável ou mesmo muito burocrático esse pensamento. Mas ele é necessário. A partir do momento que uma equipe é formada, é necessário eleger lideres para determinadas funções. Pessoas que além de delegar funções, devem centralizar as produções para repassar ao gerente do projeto.

Para ficar mais fácil de entender, vou colocar aqui um esquema de organização de equipe:



Com essa pirâmide, quero mostrar qual a relação entre quantidade de pessoas e grau de hierarquia.

Em geral temos um gerente de projeto, pessoa que faz parte da equipe estratégica, a qual tem a função de ditar os rumos do projeto. Entenda isso como uma definição de coisas macros relacionados do projeto, como por exemplo, temática do projeto versus o estilo gráfico adotado. É nesse nível que se tem a menor quantidade de pessoas. É neste lugar fica o game designer, a grande mente por traz do projeto.

Quando descemos pela pirâmide, o nível das informações tratadas se tornam mais especificas. Neste lugar contamos com as informações gerenciais, ou seja, aglutinações de conteúdos. Todos os Spritesheets do jogo, mapas, textos. É nesse nível que o projeto é definido e concatenado, mas não produzido. Fica em destaque nesse lugar, o level design, o character design, e assim por diante. Estes são submetidos a posto de segundo em comando, e que em geral, são responsáveis por áreas especificas, mas ainda genéricas.

E no ultimo degrau dessa pirâmide, temos a equipe organizacional. Todos os Mappers, Spriters, Programadores, Roteiristas e afins. Esta grande parcela que é submetida aos Gerentes, é responsável pelo real desenvolvimento, o trabalho mais braçal. Desde construções de melodias até os sistemas inclusos, tudo isso é feito aqui, nessa equipe. É o nível mais especializado dentro do desenvolvimento do projeto.
Entendendo essa divisão, da pra perceber que os projetos de games amadores nem sempre adotam esse tipo de organização. Em geral, temos O manda chuva e seus asseclas. A galera do mal. Vou citar um exemplo aqui bem comum:

“RIARIARIARIAR! VOU CREAR UM JOGO USANDO O RPG MAIQUER VX! PUTS FERA COMOFAS PRA COLOCARS UNS CHARS LEGAL?’

- O Ser fala com outro coleguinha que anda com ele no recreio –
“ IAEKRA COMOSETA/ TIOP, TO FAZENDO UM JOGO LEGAL E PANS, ME AJUDA FAZENDO OS PERÇONAJEINS?”

-O ser aceita. Com o passar do tempo, a função que inicialmente era apenas fazer os Personagens acaba assumindo outra idéia:

“FERA COMO ISSO? EU PEDI UM PIRATA E VOSSE FEZ UM CAVALEIRO DAS TREVAS/”
“MAS VEJA, IA FICAR MUITO MAIS MELHOR DE ROX UM CAVALEIRO DAS TREVAS DO QUE UM PIRATA”

“PQPQP##%!$! ACABOU ESSE PROJETO AKI AGORA OK BLS FLW”

E mais um projeto morreu por? Falta de comunicação, defasagem em seguir uma hierarquia. Se desde o inicio ficasse claro o papel de cada um e a sua responsabilidade, o projeto seguiria em frente e não morreria por um assunto tão bobo.

No próximo post continuo falando de equipes e entro já na gerencia do projeto. Ta começando a ficar tenso, eu sei.
Até!

5 comentários:

  1. Ow Caspa, muito boa a postagem!

    Queria lhe pedir para postar "quotada" com os devidos creditos num fórum que participo. Pode?

    Aguardo respostas ok bls flw.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o cronus tinha que ler isso, pra parar de discutir por coisas idiotas. (Tipo a música do cenário dos outros... ¬¬)

    Anyway. ótimo assunto a se tratar AC, principalmente no meu ponto de vista, que sempre trabalhei sozinho, e não tenho muito conhecimento e experiência com equipes XD

    Estou esperando ansiosamente pelos próximos posts.

    outra coisa. Vou colocar um link para o seu blog no meu blog.

    Falous aew. o/

    ResponderExcluir
  3. @Kahh:
    Fique a Vontade o/

    @Alexandre/Cara_CrAzY

    Fica a vontade também de colocar o link, e vamos fazer uma parceria de links o/

    ResponderExcluir
  4. [quote]Acho que o cronus tinha que ler isso, pra parar de discutir por coisas idiotas. (Tipo a música do cenário dos outros... ¬¬)[/quote]

    Eu li, e não são coisas idiotas.É justamente aquele lance de desentendimento, por que o cara diz que tem que ser uma coisa e o outro quer fazer outra porque acha melhor.

    Poxa, ótimo post AC, serve pro pessoal pensar bastante antes de sair "IRAIRAIRA AE KERO CRIA UN PROJETO + PRESIÇO DI UMA EKIEP QUEM QUER AJUDAR BOTA A FIXA NO TOPIOC"

    ResponderExcluir
  5. Também vou colocar um link no meu blog o/
    Brinks, nem tenho blog (pensando em ter um).
    ---
    Temos que estimular o pessoal a ler coisas do tipo desse post.
    Noob que é noob não lê instrução. NENHUMA.
    Acreditem XD

    Curti o post AC, e assim como o CC não sou muito de equipe. No máximo um trio.

    ResponderExcluir