domingo, 15 de março de 2009

O que é Metodologia?

Semana passada eu falei brevemente sobre o planejamento e sua importância usando como exemplo jogos caseiros. Hoje tratarei de aprofundar um pouco mais esse assunto, mas antes me deixem especificar um pouco mais essa coluna.

Quando me bateu a idéia de escrever em um blog sobre desenvolvimento de jogos, em principio, eu focaria sobre o uso e as técnicas de desenvolvimento usando a ferramenta RPG Maker. Eu sei, é uma ferramenta bem simples e amadora demais se comparada a outros ambientes. Mas é a que eu mais identifico com o desenvolvimento amador de games. Enfim, que fique claro, usarei na maioria das vezes o desenvolvimento de jogos nessa ferramenta, onde eu conheço mais. Porém em se tratando de planejamento de jogo, a opção de ambiente escolhido é indiferente, pois ao se planejar algo, a ultima coisa que se define é a tecnologia adotada.

E ai entra então o planejamento. Quando se pensa em criar um jogo, é de extrema importância relatar todos os recursos envolvidos na sua produção. Pensando desde a simples história até nos mais desenvolvidos sistemas nele inclusos, passando pelo publico alvo até a divulgação. É importante definir tudo isso antes de lançar algo.

Claro, não sou hipócrita a ponto de dizer que isso é obrigatório e que sem isso não é possível criar um. Mas o hiato entre um grande clássico e dezenas de mediocridades esta justamente na forma com que as coisas são encaradas. Fazer coisas nas coxas ou na disciplina? Desenvolver um jogo inteiro “in-loco”[1] do ponto de vista viável, tem um alto grau de risco de não dar certo. Quem aqui consegue enumerar um grande jogo que não tenha tido por traz todo um planejamento prévio? Grandes Jogos brasileiros, no ambiente do RPG Maker, utilizaram de alguma forma um planejamento, mesmo que “primitivo”, de alguma forma ele existia.

E eu falo tanto nesse tal planejamento, mas o que realmente é isso? Sendo claro, um planejamento é a criação de um projeto, este sendo um documento no qual todo o jogo estará demonstrado, na forma de diagramas, textos e telas. Ele serve para o fácil entendimento de desenvolvedores. Nele estão inclusos todos os dados técnicos e de negocio do jogo.

Mas só este documento não é o que precisamos. A primeira coisa realmente que é necessário é uma metodologia de desenvolvimento. Para quem não sabe, uma metodologia nada mais é que uma forma, um estilo, uma receita de como fazer algo. Essa metodologia é variável e se diferencia em vários aspectos. Em sua grande maioria, o Documento de Planejamento se difere de método para método, ficando a cargo de cada gerente de projeto definir a sua.

Semana que vem (ou ainda essa dependendo da produtividade dos meus posts), a equipe do projeto e como ela é dividida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário