quarta-feira, 4 de março de 2009

Planejamento de Jogos

“E AI BLZ, EU QUERO FAZER UM JOGO. ELE TEM UM CAVALEIRO DE ROUPA AZUL, UM AMIGO FORTAO, UMA LADRA E UM MAGO NERD. ELES ESTAVAM JOGANDO RPG E TALZ, AI SÃO TELEPORTADOS PARA O MUNDO DE ABDYSAR, POR UM CARA FODAO. AI ELE PASSA A MISSÃO PARA MATAR O DRAGAO PURPURA REI. É ISSO. BORA FAZER OS MAPAS??”

O texto introdutório dessa coluna retrata bem como é feito o desenvolvimento de jogos dentro da nossa concepção de desenvolvimento de jogos para o RPG Maker. Se fazendo valer de toda a variação possível, tudo vai girar em torno de um texto contendo a história do game. Mas analisando esse tipo de coisa, como saber se o que eu vejo é o mesmo que outra pessoa do projeto vê? Uma descrição pode ter dualidade assim como qualquer coisa em nossas vidas então, como fazer para que o entendimento seja mutuo? E indo um pouco mais além, como seria esse jogo pelo lado gráfico? Como seria o tratamento de arte que ele levaria?

“TIPO ASSIM, O JOGO É GOTICO. NELE TUDO É ESCURO, COM BARRINHAS DO MAL, PERSONAGENS DO MAL, PODERES DO MAL. O MAGO USA PRETO, PORQUE ELE É BEM MAL. O AMIGO FORTAO TEM UM TAPA OLHO E ESPADONA ROX, JUNTO COM UMA MÃO BIONICA. A LADRA, RSRSRSRSRS, USA SÓ UM BIQUINIZENYO PRETO, PORQUE ELA É DO MAL TBM. AH, E OS MAPAS, COMO SÃO DO MAL, ELES TEM QUE SER ESCUROS. UMA FLORESTA ESCURA, RSRSRSRRS, DO MAL!”

Bem “do mal” esse jogo eim? Mas, como seria isso? Olhando pelo lado da dualidade, poderíamos ter o seguinte ocorrido:



Olhando friamente a imagem. Ambos atendem ao personagem com tapa olho e espada, mas, qual deles é o mais próximo do solicitado? Ainda pensando nisso, mesmo o jogo sendo escuro, e com idéias bem “do mal” ele ainda pode ter uma entonação mais humorística ou voltada para o sangrento. Em que parte do texto isso ta descrito?

“AI CARA, O JOGO TEM UM MENU BEM LEGAL, ELE TEM UMAS OPÇÕES COM IMAGENS E TEXTO E TAL, ELE TEM INFORMAÇÕES DOS CARAS, E SEMPRE MOSTRA UMAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS”

Como é? O que são essas informações dos caras e as adicionais? Como são mostradas? Qual a disposição? Qual o formato? Textos muito genéricos também acabam por deixar a dualidade muito mais evidente, o que dificulta muito o processo de entendimento do que realmente é o que o individuo quer.



Enfim, e como matar todos esses gatos com a mesma caixa d’água? Os problemas aqui mostrados são apenas uma risca do que realmente acontece. Um dos grandes pontos fracos dos desenvolvedores dos jogos amadores é o fato de eles levarem o amadorismo a sério demais, se deixando parecer muito displicente sobre o mesmo, acreditando ser apenas um hobby ou uma brincadeira de fim de semana.E nisso o que mais faz falta a todos é um planejamento estratégico sobre o jogo. Este planejamento é de total importância no desenvolvimento do jogo, principalmente ANTES do desenvolvimento.
Nesta coluna abordaremos esse tema, e como fazer isso. Estarei apresentando as formas de fazer esse planejamento, sua importância, casos que deram certo, entre outras coisas. Tenho total certeza que o desenvolvimento de seus jogos ira qualificar MUITO com o passar do tempo.

Por hora, deixo links sobre o tema Planejamento Estratégico. E na próxima semana trataremos sobre tema O que é planejar?

http://www.efetividade.net/2007/07/03/planejamento-estrategico-como-aplicar-a-sua-vida-parte-1-de-2/

http://www.cin.ufpe.br/~sbgames/proceedings/files/Aplicando%20Planejamento%20em%20Jogos%20do%20Tipo%20RTS.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/UML

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_de_Desenvolvimento_Integrado

http://www.revistatemalivre.com/sistema.html

http://www.arquitetura.eesc.usp.br/jornal/index.php/gestaodeprojetos/article/viewArticle/57

Até!

3 comentários:

  1. Concordo D:
    Eu rí da imagem do pirata de tapa-olhos XD

    ResponderExcluir
  2. Interessante o texto, realmente muita gente não sabe explicar o que quer ou explica de forma confusa =X

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua iniciativa de criar um blog sobre esse tema. XD
    Parabéns.

    ResponderExcluir